A história de hoje nos serve de modelo de como ter uma atitude positiva, acreditar e confiar no que você faz tendem a nos guiar para o sucesso, esse artigo foi escrito com base nos vídeos postados pelo próprio fundador da China In Box.

Robinson Shiba nasceu em Maringá – PR e aos 3 anos de idade mudou-se para São Paulo – SP onde seu avô tinha uma loja de materiais de construção. Formou-se em Odontologia e clinicou por 3 anos, mas seu espírito empreendedor falou mais alto. Confiou no poder de uma visão ao perceber que poderia adotar no Brasil uma prática que era bem comum nos Estados Unidos, o consumo de comida pronta.

Sempre com o incentivo do seu pai que acreditou investiu em seu sonho, Shiba também vendeu 2 dos 3 consultórios que possuía e em 08/10/1992 criou o primeiro delivery de comida chinesa na caixa em nosso país, no bairro de Moema em São Paulo, o CHINA IN BOX.

Sua ideia foi inovadora, uma vez que naquela época havia um preconceito voltado á comida chinesa, pois era diretamente ligada a algo não saudável e a imagem dos restaurantes chineses era de um ambiente sujo. Então, para evitar trazer este estereótipo para o seu negócio, ele optou por algo diferenciado, não utilizando imagens muito usuais nesses estabelecimentos, como por exemplo dragões e balões vermelhos, adotando um logotipo limpo e geométrico. Optou também por montar em sua loja uma estrutura visível ao lado de fora, ou seja, os clientes podiam observar a limpeza e os processos da cozinha mesmo sem entrarem lá.

Outra dificuldade que seu empreendimento enfrentou foi fazer o consumidor aceitar uma alternativa a comida entregue que não fosse pizza, assim várias ideias foram surgindo, foi pioneiro em utilizar cardápios coloridos com informações e fotos atrativas onde colocava imagens de seus produtos, as mochilas dos entregadores eram personalizadas com a logomarca da empresa, além de claro distribuir folhetos de propaganda e entregar seus produtos gratuitamente para degustação de clientes em potencial.

Justamente em um período de crise, o CHINA IN BOX aproveitou a oportunidade de implantar um negócio precursor de fast-food de comida asiática, uma vez que os valores de investimento cabiam em seu orçamento, pois quando o país voltasse a prosperar tudo encareceria.

Superado os desafios, a ideia  de se especializar em entrega de comida a domicílio em uma embalagem de box de papel deu muito certo e, em 1 ano de atividade obteve o retorno do seu investimento. Com tantos diferenciais a rede começou a crescer, com 6 unidades no modelo hibrido percebeu que o mercado de franquia poderia ser muito vantajoso, assim entre 1995 e 1996 foram abertas 60 lojas no total.

Apesar de possuir profundo conhecimento no ramo alimentício, com uma nova crise em 1997 as vendas baixaram com a retração do mercado consumidor, deste modo a ausência de um conhecimento gerencial impossibilitou o aumento das vendas.

Para encarar este problema fez-se necessária a contratação de uma consultoria, apresentando indicadores, organogramas e análises que unissem a prática e a teoria em função da busca constante do crescimento. Essa consultoria trouxe um resultado muito positivo, já que conjuntamente em resolver e esclarecer as dúvidas, auxiliou na implantação das ferramentas e procedimentos necessários para o desenvolvimento contínuo da empresa, não apenas com o objetivo de manter-se atualizado e sempre a frente da concorrência, mas principalmente melhorar processos e aumentar a rentabilidade, diminuindo custos e desperdícios.

Robinson Shiba entende que a crise tem o benefício de fazer com que as empresas saiam da sua zona de conforto e que é preciso ter a humildade e o reconhecimento que o empresário não sabe tudo, sendo importante buscar parcerias que agreguem valor ao seu negócio.

Com o suporte eficaz, hoje em dia, a TrendFoods (CHINA IN BOX, GENDAI e BREVITA) tem 230 lojas abertas, 4.500 funcionários e um faturamento anual de R$450 milhões. Reduziu em 45% o investimento para montar uma loja e, entre 30% e 35% a quantidade de operadores por unidade, mantendo a mesma qualidade dos produtos e o tempo dos processos. Aposta em um plano agressivo com o crescimento de 10% para 2018 em seu negócio, mirando a abertura de unidades em cidades de médio porte, algo não viável com o custo de operação anterior. Em 26 anos de atividades, continua sendo referência no mercado de entregas delivery.

Com essa história de sucesso, concluímos que informação e tomada de decisão são cruciais para um bom gestor de negócios e uma característica relevante do empreendedor é enxergar além de seu tempo.  Nós da DMS temos como missão sermos aliados de nossos clientes para o crescimento de suas empresas, oferecendo serviços voltados para a gestão do negócio, propondo soluções e mudanças específicas após detalhada análise de acordo com a necessidade de cada cliente.

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